Astrocitoma Pilocítico com características semelhantes ao oligodendroglioma

Pilocytic astrocytoma with abundant oligodendroglioma-like component.
Utsuki S, Oka H, Kijima C, Yasui Y, Fujii K, Kawano N. 
Brain Tumor Pathol. 2012 Apr;29(2):103-6.

++/+++

O oligoastrocitoma não é o único tumor cerebral que possui aspecto em honeycomb. O astrocitoma pilocítico (dentre outros) pode mostrar áreas com células com halos semelhantes ao oligodendroglioma.

Relato de caso: paciente de 18 anos (Japão) com lesão localizada no vermis cerebelar causando hidrocefalia e alterações de campo visual.

Morfologia da lesão excisada: aspecto semelhante a oligodendroglioma com halos em favo de mel (“honeycomb”), por vezes com mais de um núcleo por halo. Os vasos não mostravam aspecto em tela de galinheiro (“chicken-wire”). As células invadiam profundamente o tecido nervoso cerebral, associavam-se a fibras de Rosenthal, corpos granulares eosinifílicos (limitados a uma parte da amostra). Houve positividade para GFAP e Olig2. O GFAP era mais forte nas áreas pilocíticas e mais fraco nas áreas semelhantes ao oligodendroglioma. As células não coraram Ki67. A análise do FISH feita em blocos de parafina para o status 1p/19q mostrou alelos 1p/19q intactos.

O uso do Olig2 não é útil porque também marca os astrocitomas pilocíticos. O marcador mais útil para diagnóstico dos oligodendrogliomas é o IDH1.

5 tumores que podem mostram padrão “honeycomb”: 
1. Oligodendroglioma; 2. Astrocitoma pilocítico; 3. Ependimoma de células claras; 4. Neurocitoma extraventricular; 5. Tumor glioneuronal formador de rosetas.



Juízo de valor sobre o trabalho:
+/+++               zzzz...
++/+++        vale a pena
+++/+++     indispensável

Postagens mais visitadas