Célula de Hürthle: misnomer?
- Synonym: oncocytic cell is also called Hürthle, Askanazy and oxyphilic cells
- "Hürthle cell" is a misnomer - Dr. Hürthle originally used it to describe C cells instead of oncocytes
- Karl Hürthle nasceu em Ludwigsburg, Alemanha, em 16 de março de 1860. Doutorado em 1884 em Tübingen, discutindo “fibroma moluscum e elefantíase congênita”. Tornou-se assistente de Rudolf Heidenhain em Breslau (hoje Wroclaw, Polônia), no Instituto Fisiológico, criada em 1839 pelo cientista checo Jan Evangelista Purkynje.
O que hoje chamamos de “célula de Hürthle” é uma célula folicular da tireoide aumentada, caracterizada por um citoplasma finamente granular e profundamente acidófilo; o núcleo também está aumentado e mostra um nucléolo proeminente (4). Esta aparência citoplasmática característica é devida a um número aumentado de mito-
condria, conforme sugerido pela primeira vez em 1936 por Eisen em um paciente com tireoidite de Riedel (5). Células com estas características foram descritas em 1898 por Askanazy em pacientes com doença de Graves (6), mas a sua descrição passou muito tempo despercebida. Quando, em 1919, James Ewing escreveu a primeira edição de seu influente livro Neoplastic Diseases, ele descreveu dois pacientes com adenocarcinoma da tireoide composto por células eosinofílicas grandes e finamente granulares, e sugeriu que eles “poderiam representar células hipertróficas de Hürthle”. células dos alvéolos da tireoide” (7). Desde então, o termo “célula de Hürthle” é usado na literatura mundial para identificar as células que Max Askanazy descreveu originalmente.