A systematic analysis of commonly used antibodies in cancer diagnostics

G Gremel et al.
A systematic analysis of commonly used antibodies in cancer diagnostics.
Histopathology (2013)

O trabalho se diz (talvez) o primeiro a trabalhar num grande coorte de carcinomas primários e metastáticos para análise da positividade de marcadores imunoistoquímicos de uso comum. Fez-se uso de tissue microarray de 940 amostras. Discuti-se sensibilidade/especificidade /valor preditivo positivo, etc… Tudo bem, apenas não compreendo como se pode iniciar uma análise desse talhe partindo da premissa que os sítios primários das lesões são seguramente desse ou daquele órgão (“only confirmed primary tumours and metastases from known primary tumours were included”) sem referir o que foi usado como “padrão-ouro”: um consenso clínico/patológico? Vai que algum carcinoma ‘confirmed’ de origem primária pulmonar (p.ex) mostra-se CK7-/CK20+/CDX2+ nesse estudo: isso não era para ser cólon desde o início?

De toda forma, segue um resumo das principais ideias:
1- SENSIBILIDADE/ESPECIFICIDADE
ALTA SENSIBILIDADE E ALTA ESPECIFICIDADE: TG, PSA e Cromogranina A
Apenas 3 anticorpos estudados mostraram alta sensibilidade e especificidade:
- TG, PSA e Cromogranina A.
ALTA ESPECIFICIDADE: GCDFP15 (proteína fluida 15 da doença macrocística) quase que só se expressou em casos de carcinoma da mama (alta especificidade) mas expressou em apenas 43% (baixa sensibilidade).
ALTA SENSIBILIDADE: HEPAR1 marcou TODOS os casos de carcinoma hepatocelular, entretanto marcou uma quantidade expressiva de carcinomas de estomago, testículo, pâncreas, cólon, colangiocarcinomas e carcinomas do pulmão.

2- DIFERENÇAS DE EXPRESSÃO EM METÁSTATSES:
O autor identificou diferenças de expressão de marcadores quando comparava o teste nas lesões primárias ou metastáticas. A Napsina-A e o TTF1 (fator 1 de transcrição tireoidiano) DIMINUIRAM sua expressão nas metástases quando comparadas à frequência de expressão no tumor primário. Da mesma forma, os carcinomas metastáticos de origem endometrial mostraram menor frequência de expressão do RP (mas não do RE). Em 135 tumores foi possível comparar o nível de expressão entre tumor primário e metástase sendo que o anticorpo onde a maior variação encontrada foi com o CEA e a menor com a TG.

3- PERFORMANCE DE PAINEIS PARA PULMÃO CÓLON E MAMA:
PULMÃO: TTF1 e NapsinaA
: Um painel com positividade tanto para TTF1 quanto para Napsina-A mostra maior especificidade e VPP para pulmão quando comparado à positividade dos marcadores isoladamente (e a sensibilidade não se altera!). A Napsina-A tem baixa sensibilidade para pulmão mas tem maior especificidade e VPP do que o TTF1. (Isso é interessante porque eu achava que o TTF1 tinha grande especificidade para pulmão). Entretanto, quando se trata de metástase, a positividade dos dois marcadores decresce significativamente.
COLON: CK20, CDX2, CK7
: CDX2 é mais específico e menos sensível para cólon que o CK20. Todos os casos de cólon do estudo marcaram ou para CK20 ou para CDX2. A adição da NEGATIVIDADE do CK7 em especificidade ainda maior mas diminui o VPP. Há autores que indicam o padrão CK7-/CK20+ mas acurado para o diagnóstico de carcinoma de cólon do que CDX2. Apesar de ser benéfico o uso dos três marcadores, o padrão CK7-/CK20+ é um pouco mais sensível e específico para colon do que o CDX2 isoladamente. ("The CK7-/CK20+ immunophenotype is more specific in differentiating colorectal adenocarcinomas from pancreatic and gastric adenocarcinomas than CDX2 expression").
MAMA: MAMAGLOBINA (MGB), GCDFP15 e RE.
: MGB e GCDFP15 não marcam outros tipos de tumor mas aparecem em apenas 50% dos carcinomas mamários. A marcação dos dois juntos é preditor robusto de origem mamária mas isso acontece em apenas 27% dos casos. 78% dos casos de mama foram RE+ mas a especificidade é baixa dado que vários carcinomas de endométrio e ovário também.

4- OUTROS DADOS:
: CKs 5, 18 e 19 não agregam para definição da origem do tumor muito embora a CK19 seja útil para distinção entre hepatocarcinoma e colangiocarcinoma e a CK5 (combinada com p63) seja útil para indicar diferenciação escamosa.
: Alguns anticorpos não informam sobre a linhagem do tumor como o CEA e o CA125. (Apesar da negatividade para CEAp ser referida como improvável para cólon).

Postagens mais visitadas