T cell/histiocyte-rich large B-cell lymphoma.


T cell/histiocyte-rich large B-cell lymphoma: an update on its biology and classification. Thomas Tousseyn & Christiane De Wolf-Peeters: Virchows Arch, Out 2011.

- "Therefore, reserving the diagnosis of THRLBCL to cases containing a large proportion of histiocytes might be relevant, as modulating their activity could provide new therapeutic options".

- Microambiente não-neoplásico: CD4 no NLPHL e CD8 no THRLBCL IDO à células dendríticas do THRLBCL, negativo no NLPHL STAT1 + em quase todo estroma do THRLBCL, negativo no NLPHL

Cita-se aquele autor que divide o NLPHL em quarto tipos arquiteturais, sendo o tipo A o mais diferente e o tipo D o mais semelhante, do ponto de vista arquitetural, ao THRLBCL (o tipo E é indistinguível).

- “in the pediatric population where it tends to be a local disease”
Isso me soa estranho e fico pensando se não há uma sobreposição dos casos de NLPHL com esses supostos TCRLBCL

- Os TCRLBCL normalmente não se relacionam com EBV. Os EBV+ devem ser seriamente considerados com uma variante de DLBCL relacionado ao EBV.

- Alterações citogenéticas são mais comuns no NLPHL do que no TCRLBCL e isso defavorece fortemente a tese de evolução do TCRLBCL a partir do NLPHL.

Postagens mais visitadas