terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma Celebração que nos Orgulha

Os 40 anos desta obra, que por si só representam algo memorável, acontecem junto com outra data importante para a Medicina brasileira. Em 2011 a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, a 4a escola médica criada no País, completa seu primeiro centenário. Fundada por um grupo de 13 pessoas visionárias, a FM UFMG foi idealizada para cumprir o papel que cabe às boas instituições de ensino superior: excelência acadêmica e relevância social. Ao longo desses 100 anos, a Casa de Cícero Ferreira, Aurélio Pires, Alfredo Balena e tantos outros cumpriu muito bem a sua missão. Ao lado da formação de mais de 15.000 médicos, notabilizou-se na década de 1970 pela introdução de um novo modelo de ensino bem-sucedido que passou a ser adotado em várias outras escolas médicas do Brasil. Desde seus primórdios, a Faculdade não se descuidou do outro grande pilar acadêmico, que é a geração de conhecimento novo, com base na aplicação do pensamento e do método científicos. Não por acaso, atuação destacada desta Casa sempre foi também a publicação de dezenas de livros didáticos, nas áreas básicas e clínicas. Tantas foram as suas contribuições que hoje a FM UFMG goza de boa e merecida reputação nacional e internacional.

Luigi Bogliolo, que lançou esta obra há 4 décadas, teve papel de destaque nessa mesma caminhada. Vindo da Itália no início dos anos 1940, pouco depois tornou-se professor da faculdade mineira. Com seu espírito empreendedor e científico, aqui criou uma verdadeira Escola de Patologia. Em mais de 30 anos, na UFMG, o Prof. Bogliolo pôs em prática os elevados princípios da boa formação médica e deu, como poucos, notória contribuição científica. Seu interesse particular pelas doenças infecciosas e parasitárias, tão importantes no nosso mundo cada vez mais globalizado e especialmente no Brasil, contribuiu para melhor conhecimento delas e foi importante para formar gerações de novos mestres e pesquisadores. Em boa medida, portanto, a história da FM UFMG superpõe-se com a vida acadêmica do Prof. Bogliolo. Por tudo o que fez, Luigi Bogliolo figura entre os 20 maiores médicos mineiros do século XX e um dos grandes nomes da Medicina brasileira. O centenário da FM UFMG e os 40 anos deste livro são uma feliz coincidência. Celebrar esses acontecimentos é motivo de genuíno orgulho para toda a comunidade da UFMG, em especial para aqueles que, tendo convivido com o Mestre Bogliolo e assimilado suas ideias, procuram, com o melhor da sua capacidade, dar continuidade a esta obra. Nos anos vindouros, a FM UFMG continuará na sua trajetória de triunfos e glórias; com sua modesta contribuição, o livro Bogliolo | Patologia fará a parte que lhe está reservada.

Geraldo Brasileiro Filho


sábado, 21 de maio de 2011

Lançamento do BOGLIOLO PATOLOGIA


Data: 1 de Junho de 2011
Local: Faculdade de Medicina da UFMG
Auditório do CETES - 6 andar

Confirmar presença para:
Cláudia Cruz: 31 9884 1654
Lizandra Dias: 11 5080 0741

Programação:
19:00h - Abertura. Professor Francisco José Penna
- Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG.
19:10h - Pronunciamento do Sr. Mauro Lorch, presidente do GEN
- Grupo Editorial Nacional.
19:20h - Pronunciamento da Sra. Rina Bogliolo Sirihal
- filha do Professor Luigi Bogliolo
19:40h - Apresentação da nova edição da obra
- Professor Geraldo Brasileiro Filho.
19:55h - Coquetel

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Imunofluorescência | Aplicações na Dermatopatologia


TEMA | Imunofluorescência: Aplicações na Dermatopatologia
APRESENTAÇÃO |
Dr. Moisés Salgado Pedrosa

: horário: 17:30h às 19:00h
: faculdade de medicina da ufmg
: terceiro andar, sala 340
: av. prof. alfredo balena, 190
: belo horizonte, mg

: programação do semestre: clique aqui

EYE FOR AN AI: MORE-THAN-SEEING, FAUXTOMATION, AND THE ENACTMENT OF UNCERTAIN DATA IN DIGITAL PATHOLOGY

  Olho para uma Inteligência Artificial: mais-do-que-ver, pseudo- automação e a instauração de dados incertos na patologia digital